Não há dúvidas: a pontualidade no atendimento é um dos principais itens a definir a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes em um estabelecimento comercial. Pensando nisso, o post a seguir explica por que e, principalmente, como manter a agenda para salão de beleza atualizada, de forma que a demanda seja atendida pela equipe profissional sem atrasos e remarcações de horário.
Nesse sentido, o artigo mostra quais são as 7 melhores dicas — a exemplo de utilizar softwares de agendamento, acompanhar o histórico dos clientes e engajar a equipe em processos padronizados — para organizar a agenda do salão de beleza. Além disso, ressalta o motivo pelo qual a organização é um passo indispensável para o seu comércio crescer e se destacar no setor.
Tem curiosidade sobre o tema, não é? Agora, comece a leitura do texto e tire as suas dúvidas!
Por que manter a organização da agenda no seu negócio?
A organização do salão de beleza depende de muitos aspectos, como a iluminação adequada, a limpeza do espaço físico, a manutenção dos equipamentos e a uniformização dos funcionários. Mas, para melhorar a produtividade e manter os clientes engajados, nada melhor do que ter uma gestão eficiente dos horários de atendimento.
Com uma agenda eficaz, você consegue padronizar os processos no salão e otimizar os horários disponíveis para atendimento ao público, lidando com imprevistos e distribuindo as funções da equipe de forma equilibrada. Mas você deve estar se perguntando, agora, como colocar isso em prática na sua empresa, não é?
Quais são as melhores dicas para organizar a agenda do salão?
Respondendo à questão, existem algumas dicas valiosas que ajudam a organizar a agenda do seu salão: otimizar os atendimentos, engajar a equipe, padronizar processos, conhecer o número de pessoas que podem ser atendidas em um único dia, usar tecnologia para fazer as marcações, lidar com atrasos de forma satisfatória e verificar o histórico dos clientes. Veja mais!
1. Manter a equipe engajada na organização
Esta é uma dica indispensável para ter sucesso no agendamento de clientes no salão de beleza: mantenha a equipe bem engajada! Sabe por quê? O motivo é que de nada adianta ter uma agenda atualizada se os profissionais não estão comprometidos em atender à demanda.
Nesse sentido, é importante que o gestor converse detalhadamente com a equipe, deixando os colaboradores a par das mudanças pelas quais a empresa deverá passar nos próximos meses.
Igualmente, você pode pedir a contribuição dos funcionários para agilizar marcações de horários, pedindo a eles sugestões de como melhorar essa etapa de organização no salão de beleza, o que deve provocar na equipe uma sensação maior de engajamento com o seu empreendimento comercial.
2. Padronizar os processos no salão de beleza
Engana-se quem pensa na questão do agendamento no salão de beleza apenas em relação à marcação de horários, pois padronizar processos entre os colaboradores da sua empresa é essencial para melhorar a agilidade e a qualidade dos atendimentos.
Dessa forma, é importante manter a cultura organizacional (o conjunto de normas e atitudes que devem ser compartilhados pelos profissionais em uma instituição) e determinar, com a ajuda dos profissionais, os procedimentos básicos para cada serviço, estipulando um tempo previsto para a execução da tarefa.
3. Otimizar horários entre atendimentos
Após padronizar os processos na empresa, você consegue ir adiante, otimizando horários entre os atendimentos. Essa ação é possível devido ao tempo estipulado para cada sessão, evitando imprevistos e usando, de uma maneira mais inteligente, o período de atendimento no salão.
Ao final do mês, a equipe de administração do salão deve perceber como a otimização dos serviços se reflete nos ganhos da empresa, ampliando o número de clientes (a demanda) a ser atendido diariamente pelos profissionais de beleza.
4. Agendar clientes para evitar atrasos em uma sessão
Sem dúvidas, o salão de beleza deve dar conta da demanda de serviços em um dia de trabalho. Por isso, você deve manter a agenda sempre atualizada, a fim de distribuir as tarefas sem sobrecarregar a equipe. Dessa maneira, o agendamento consegue, também, compartilhar serviços entre os colaboradores, otimizando os horários de atendimento.
5. Lidar com o atraso e com a falta dos clientes
Nenhum estabelecimento quer contar com imprevistos na hora do atendimento, mas o cliente pode passar por uma dor de cabeça e ter que adiar ou até mesmo cancelar um agendamento, por exemplo. Nesses casos, cabe ao gestor lidar com a eventual mudança na agenda, fazendo pequenas alterações ao longo do dia e, se possível, remarcando alguns atendimentos para preencher o desfalque.
6. Utilizar a tecnologia como aliada
Atualmente, o sistema de agendamento por aplicativos e softwares tem substituído o papel e a caneta nos salões de beleza mais modernos. Processos computadorizados melhoram a agilidade no empreendimento, reduzem o número de faltas na semana, facilitam o cadastramento de novos clientes e, claro, mantêm a agenda sempre atualizada.
Com a tecnologia e o acesso à internet, uma boa alternativa para melhorar o atendimento no salão é apostar no agendamento online. Você pode oferecer a opção nas suas redes sociais (como o Instagram), por meio das quais as pessoas verão o fluxo da agenda e escolherão os melhores horários, seguindo as particularidades da rotina pessoal, para tratamentos estéticos.
7. Acompanhar o histórico dos clientes
Na rotina do salão de beleza, é comum perceber que alguns clientes tendem a ser mais pontuais e outras pessoas costumam se atrasar e até mesmo remarcar compromissos. Por isso, uma dica extraordinária, que pode ter o auxílio dos sistemas computadorizados de agendamento, é montar um histórico dos clientes, arquivando informações sobre a pontualidade de cada pessoa em relação aos serviços da sua empresa.
Neste post, você viu como é importante manter a agenda para salão de beleza sempre atualizada, a fim de atender à demanda do comércio e evitar atrasos no atendimento. Por isso, siga as nossas dicas, engaje a sua equipe de colaboradores, com tecnologia e planejamento estratégico, e usufrua dos ganhos devido a melhorias na organização do estabelecimento.
O texto de hoje foi útil para você, não é? Em caso afirmativo, ajude a sua comunidade a empreender com uma agenda eficiente de horários e atendimentos no salão de beleza. Compartilhe este post nas suas redes sociais agora mesmo!